O Bumba meu Boi de Ribamar realiza ritual de batismo neste domingo (23). A programação começa a partir das 18h no Viva na Praça do Outeiro, em São José de Ribamar. Apelidado de Boi Grandalhão pelo saudoso Humberto de Maracanã, o grupo se consolidou como um dos pilares da cultura maranhense e um dos mais tradicionais de bumba meu boi, fazendo o chão tremer com sotaque de matraca todo mês de junho há quase 50 anos.
Com aparições que atraem multidões, o Boi de Ribamar brinca a tradição junina símbolo do Maranhão com o sotaque de matraca: caracterizado pelo som estridente das matracas, que em conjunto com os pandeirões, maracás e tambores onça, dão ritmo e arrastam uma multidão de apaixonados pela cultura popular maranhense por avenidas, ruas e arraiais durante o período junino.
Há 48 anos, a tradição é mantida com os Pandeirões de couro. A fogueira não pode faltar para afinar
o instrumento e aperfeiçoar a brincadeira.
2024 é um ano especial para o boi de Ribamar: o cantador Chagas completa 35 anos como uma das vozes do grupo. Ele é um de três intérpretes, junto com Honny e Cecel. Há dois anos, Jailson Paixão preside o Boi de Ribamar, desempenhando excelente trabalho.