Festa da Música no Maranhão 2024 começa nesta quinta (21): veja a programação completa

Rita Benneditto, Gilsons e Toni Garrido são atrações da FMM 2024: a celebração da brasilidade no Maranhão contará com a presença de mais de 30 artistas da cena local e nacional.

Em 2024, a 6ª edição da Festa da Música no Maranhão (FMM) tem início nestq quinta-feira (21)  com uma programação gratuita, diversificada e inclusiva, celebrando a riqueza musical e cultural do Brasil.

A FMM se consagra como um dos projetos mais representativos do segmento no Maranhão, no que se refere à integração do ‘ecossistema musical’.

O evento vai até sábado, 23 de novembro – e reunirá artistas renomados e uma diversidade de gêneros musicais, com atividades no Complexo da Lagoa, ao lado da Concha Acústica, em São Luís.

A FMM24 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Equatorial Maranhão e Banco do Nordeste por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e do Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Luis (SECULT), Cerveja Dona e Amo Vinho.

No destaque da line-up do evento, a consagrada cantora e compositora maranhense Rita Benneditto será a grande homenageada da edição da festa de 2024.

Com uma carreira marcada pela fusão de ritmos brasileiros, raízes afro-brasileiras e um estilo singular, Rita subirá ao palco no Complexo da Lagoa na noite de 22 de novembro para uma apresentação especial. (Mais após a imagem)

Neste show, acompanhada pela FMM Orquestra, ela interpretará um repertório que celebra a musicalidade maranhense e suas influências espirituais e culturais, passeando por clássicos a exemplo de “Contra o Tempo”, “Lenha” “Filhos da Precisão” e “Cavaleiro de “Aruanda”.

A abertura da noite do dia 22 ficará por conta do encontro dos grupos afros GDAM e AKOMABU, trazendo o toque ancestral da cultura afro-maranhense, em celebração a semana da Consciência Negra.

Em seguida, o público será contemplado com o show da banda Os Tropix, que leva a mistura de ritmos contagiantes, exaltando a música brasileira com uma pitada do tempero maranhense.

O grupo, em pouco tempo de formação, vem ganhando destaque na cena musical.

Na sequência, a apresentação acontecerá com as Caixeiras do Divino da Família Menezes, em uma celebração tradicional que abre o show principal da sexta-feira (22). (Mais após a imagem)

Na lista de convidados especiais do show da FMM Orquestra para a primeira noite de 2024, além do nome de Rita Benneditto, o público contatará com a presença de Toni Garrido que vai trazer toda a sua vibe contagiante para a festa e relembrar grandes sucessos como “A Estrada”, “Girassol” e “A Sombra da Maldade”.

A celebração da brasilidade no Maranhão contará com a presença de mais de 30 artistas da cena local e nacional.

No time dos artistas do Maranhão, um encontro de gerações com grandes nomes a exemplo de Luciana Pinheiro, Ruaní, Santa Cruz e Milla Camões, que farão parte do show inédito.

A direção musical e arranjos são de Rui Mário, em performances inesquecíveis e emblemáticas. A direção geral é de Emanuel Jesus – o idealizador do projeto.

Para a encerrar a primeira noite, o Baile do Aconselho, com DJ Cajoh, DJ Neiva e DJ Babi animarão o público com uma mistura de sons e ritmos.

Já no segundo dia de festa, no sábado (23), a abertura da noite será por conta da DJ Gabi Leão, com uma vibe dançante.

Em seguida, o show ficará com a Banda Baré de Casco, que levará músicas irreverentes e um repertório dotado de grandes clássicos em novas roupagens.

Quem também fará uma apresentação especial será DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo, no Show ElectroVirtuose.

 

Ainda na segunda noite, o público vai receber com a melhor energia o encerramento da turnê “Pra Gente Acordar”, dos Gilsons, o trio de astral e sonoridade única que vem conquistando o Brasil.

O grupo é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil.

Para encerrar o evento, o “Baile Nova Brasilis” chega com DJ Félix para reinventar clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural. O baile contará com as participações da DJ Sereia e DJ Lume.

O Complexo da Lagoa contará com uma praça de alimentação, feira criativa e espaço com acessibilidade, proporcionando aos visitantes uma experiência completa, com gastronomia e produtos artesanais locais.

A FMM convida todos para essa grande celebração musical em um espaço de valorização cultural, encontro e solidariedade.

 

Acesso à solidariedade

A FMM 2024 dobra seu compromisso social e busca ultrapassar a meta de doações na campanha de arrecadação de alimentos.

Para ter acesso a área dos shows, o público deverá realizar a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, recebendo a pulseira de acesso ao festival.

A troca será realizada nos dias 21/11 (para os shows do dia 22) e 22/11 (para os shows do dia 23), das 16h às 19h, na bilheteria da Concha da Lagoa, permitindo até duas pulseiras por pessoa.

Música, conhecimento e sustentabilidade

Foram realizados painéis sobre música, produção e empreendedorismo destinados a profissionais da música e do setor de eventos, além de atividades socioculturais para crianças e jovens no Estaleiro Escola. Toda a arrecadação dos dois dias de shows na Lagoa será destinada às famílias da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes (Itaqui Bacanga).

Prêmio Papete 2024

A noite de abertura da FMM será marcada pela cerimônia do “Prêmio Papete” 2024, no dia 21 de novembro. A cerimônia é realizada para homenageados, imprensa e convidados.

O evento homenageia artistas e grupos que vem abrindo caminhos, além daqueles que estão chegando e se destacando na cena. A premiação contará com um show especial da “FMM Orquestra e convidados”.

O Prêmio Papete expressa a valorização e o resgate da memória musical do estado, inserido na programação da Festa da Música no Maranhão.

Sem caráter competitivo, a finalidade da premiação é reconhecer a contribuição dos artistas, grupos, instituições e iniciativas de fomento e difusão, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, “Papete”.

Papete foi um pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical.

A premiação destaca uma conexão com a cena atual da música brasileira, reiterando não só o trabalho de novos artistas, grupos e bandas, como projetos de valorização e fomento da música no Maranhão.

Em 2024 serão mais de 30 homenageados que receberão o mérito cultural. A estatueta da premiação é uma obra de arte assinada pelo artista plástico maranhense, Eduardo Sereno. Na curadoria do prêmio estão: Josias Sobrinho, cantor e compositor, os jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho e o curador convidado Vinaa, cantor, compositor, pesquisador e produtor cultural.

Cerimônia para convidados

21 de novembro (quinta-feira)

Noite do Prêmio Papete 2024

A noite de abertura da FMM será marcada pela cerimônia do Prêmio Papete 2024, que homenageia artistas de destaque e parceiros culturais. A premiação contará com um show especial da “FMM Orquestra e Convidados”, prestigiando homenageados, imprensa e convidados.

Programação – Complexo da Lagoa (Área externa ao lado da Concha)

22 de novembro (sexta-feira)

  • 19h30 – Abertura com o encontro dos grupos afros GDAM e AKOMABU, trazendo o toque ancestral da cultura afro-maranhense, na semana da Consciência Negra.
  • 20h30 – Show da banda Os Tropix, com suas misturas de ritmos contagiantes.
  • 22h – Apresentação das Caixeiras do Divino da Família Menezes, em uma celebração tradicional que abre o show principal.
  • 22h20 – FMM Orquestra convida Rita Benneditto (homenageada de 2024), Toni Garrido, Luciana Pinheiro, Ruaní, Santa Cruz e Milla Camões, com direção e arranjos de Rui Mário. Esta será uma noite inesquecível, com um show especial e performances emblemáticas. Arranjos e direção: Rui Mário
  • 00h – Baile do Aconselho, com DJ Cajoh, DJ Neiva e DJ Babi animando o público com uma mistura de sons e ritmos.

23 de novembro (sábado)

  • 19h30 – Apresentação de DJ Gabi Leão, abrindo a noite com uma vibe dançante.
  • 20h30 – Banda Baré de Casco, trazendo um repertório de músicas tradicionais.
  • 22h – ElectroVirtuose – Show com DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo.
  • 23h – Show dos Gilsons, em um momento de conexão com o público maranhense.
  • 00h30 – Baile Nova Brasilis com DJ Félix, acompanhado das convidadas DJ Sereia e DJ Lume, para encerrar a programação com a reinvenção de clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural.

Serviço

O que? Festa da Música no Maranhão (FMM)

Onde? No Complexo da Lagoa, ao lado da Concha Acústica, em São Luís.

Quando? 22 e 23 de novembro

 

Da assessoria | Dyego Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Arquivos