Convento das Mercês vira palco da cultura popular com a segunda edição do “Vamos Festejar: São João nas Férias

O mês de julho será de celebração prolongada da cultura popular maranhense no Centro Histórico de São Luís.

A partir desta sexta-feira, dia 11 de julho, o Convento das Mercês recebe a segunda edição do projeto “Vamos Festejar: São João nas Férias”, uma iniciativa da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), com apoio cultural da deputada federal Roseana Sarney.

O evento, promovido pelo Governo do Maranhão, transforma o espaço histórico em um grande arraial cenográfico e multicultural, reunindo o que há de mais representativo nas manifestações tradicionais do estado, como bumba meu boi de todos os sotaques, tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, quadrilhas juninas, entre outros.

A proposta é manter viva a cultura local, movimentar a economia criativa e oferecer uma opção gratuita de lazer para maranhenses e turistas durante o período de férias.

A abertura da programação acontece às 17h, com a inauguração da exposição “Festas e Festanças do Maranhão”, do artista visual Airton Marinho, na Galeria Dila. A mostra é composta por 30 obras em xilogravura, técnica milenar que retrata, com traços únicos, expressões populares como o bumba meu boi, o tambor de crioula e as danças tradicionais do estado. A exposição permanecerá aberta ao público durante todo o período do evento.

A estrutura do “Vamos Festejar” foi pensada para acolher todos os públicos. O espaço contará com intérpretes de Libras, áreas reservadas para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou com crianças de colo, além do Espaço Girassol, voltado à regulação emocional de crianças neuroatípicas e pessoas com sensibilidade auditiva, com distribuição de crachás de identificação e empréstimo de abafadores de ruído.

Para as crianças, haverá também um Espaço Kids gratuito, com brinquedos infláveis e cama elástica.

Além da vasta programação cultural, o público poderá desfrutar de barracas com comidas típicas juninas, valorizando a gastronomia local e aquecendo a economia criativa.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO:

11 de Julho (Quinta-feira)
17h – Abertura da exposição “Festas e Festanças do Maranhão”
18h – Banda do Bom Menino
19h – Tambor de Leonardo
20h – Boi Barrica
21h – Boi de Pindaré
22h – Boi de Nina Rodrigues
23h – Boi da Maioba

12 de Julho (Sexta-feira)
18h – Arte e Beleza de Portugal
19h – Boi Meu Tamarineiro
20h – Cacuriá Balaio de Rosas
21h – Boi de Morros
22h – Boi de Leonardo
23h – Boi de Axixá

13 de Julho (Sábado)
18h – Cia Vem BB
19h – Cia Chegança
20h – Boi Touro Negro Encantado
21h – Boi de Santa Fé
22h – Boi Pirilampo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Arquivos